sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Os três amigos (Parte 3)

Nesse momento o GUM levantou e se encaminhou para seu trono. Todos ficaram em silêncio e antes que Laura, Júlia e Heitor pudessem perceber, a mesa já estava limpa. Então o Grande Urso começou a falar:
– Como a maioria de vocês já sabe, amanhã é o dia da grande troca e acho que a maioria de vocês já fez sua escolha. Mas eu pedi para Lionel, Baum e Alya esperarem um pouco mais, pois quero apresentar-lhes meus convidados. Mas antes acho que devo esclarecer as coisas para eles. E então se virou para Laura, Júlia e Heitor e começou a falar:
– Eu sempre tive vários amigos nos livros espalhados pelo mundo de vocês, eu conhecia todo mundo e então, quando resolvi me estabelecer aqui, convidei alguns para passarem um tempo comigo. Mas muitos queriam vir conhecer a minha terra, assim, decidi que somente um de cada lugar poderia vir por vez e depois de um tempo eles trocariam com outro que quisesse vir. Também foi decidido que cada vez que alguém partisse de volta para seu mundo levaria um de meus amigos para que ele tenha a oportunidade de conhecer outros lugares. Deste modo, tradicionalmente, cada vez que alguém parte leva um de meus amigos para o seu mundo e este só volta quando houver a próxima grande troca. Como vocês três sempre manifestaram desejo de participar de alguma aventura, resolvi permitir que viessem até aqui para, como meus amigos, poderem embarcar cada um para um mundo. E, de acordo com o que vocês têm aí nas mãos, acho que Laura irá com Baum para a Terra-média, Júlia com Lionel para Nárnia e Heitor com Alya para Fantasia. Estou certo?
Os três amigos, mais uma vez, não sabiam o que dizer. Sempre desejaram isso, mas agora parecia que tinha alguma coisa que não estava perfeita. A pergunta que Laura fez demonstrou exatamente o que era:
– Cada um vai para um lugar?
Era isso! Eles sempre se imaginaram juntos nas aventuras de sua imaginação e agora teriam que se separar. Está certo que cada um preferia um livro, mas ninguém se importaria de ir para o mundo preferido do amigo. Só queriam estar juntos no maior acontecimento de suas vidas.
– Sim. – Respondeu o Grande Urso. – Somente um pode acompanhar cada personagem, sinto muito, são regras estabelecidas há muito tempo e que não podem ser mudadas. – O Grande Urso havia percebido o sacrifício que seria para esses três amigos se separarem, mesmo que fosse para viver a aventura que eles sempre sonharam e disse:
– Vocês podem pensar até amanhã ao meio-dia, conversem e decidam. Lembrem-se de que aqui cada um faz o que quer e ninguém vai obrigá-los a nada. Boa noite!
Mel veio correndo na direção deles e disse:
– Venham, vou mostrar-lhes o quarto onde vão dormir.
Eles a seguiram cabisbaixos, ninguém falava. Quando chegaram ao quarto viram que havia três camas confortáveis esperando por eles. Mel disse boa noite e deixou-os. Cada um deitou em uma cama e, embora GUM tenha dito que teriam que conversar, ninguém sentia o menor ânimo para isso. Ficaram quietos e adormeceram um a um.
Na manhã seguinte, quando Mel veio buscá-los já estavam todos de pé. Chegaram ao salão da noite anterior e tomaram café na mesma mesa em que havia sido servido o jantar. Conversaram um pouco com alguns animais, saíram um pouco para o círculo de árvores, mas evitavam falar sobre a partida. Quando faltavam dez minutos para o meio-dia, se encaminharam para o salão, ainda calados. Quando chegaram, todos estavam lá, inclusive vários animais que iriam conhecer outros mundos. Pararam novamente no centro e o Grande Urso perguntou:
– E então? Decidiram?
Ficaram em silêncio e, depois de alguns segundos, Laura se adiantou e disse:
– Grande Urso, em primeiro lugar gostaria de agradecer por nos ter escolhido, é uma grande honra para nós. Sempre sonhamos com isso e agora pode acontecer. Não conversamos sobre isso e, portanto, falo apenas por mim. Conhecer a Terra-média sempre foi o que eu mais quis e imaginei isso milhões de vezes, mas sempre com os meus amigos. Não consigo me imaginar em um lugar que eles não estejam. Sinto muito Baum, sinto muito Grande Urso, mas eu não vou.
– Nem eu. – Disse Júlia. – Nárnia não seria tão encantadora sem Laura e Heitor.
– Nem eu. – Disse Heitor. – Afinal, todas as vezes que visitei Fantasia na minha mente, meus amigos estavam comigo.
Ninguém se surpreendeu muito com a resposta, parecia que cada um ali sabia exatamente o que era se separar de um amigo e entendiam a atitude dos três amigos.
O Grande Urso se levantou e disse:
– Muito bem! Então meus amigos da grande troca, podem partir. Baum, Lionel e Alya, podem escolher outros companheiros. Se apressem que os novos convidados estão pra chegar. Quanto a vocês meu três amigos, podem ficar aqui o tempo que quiserem, pois assim conhecerão alguns amigos de seus mundos preferidos, assim como de vários outros lugares e ainda poderão continuar juntos. Os três se olharam com os olhos molhados de lágrimas e se abraçaram. Já na porta de saída o Grande Urso virou-se para Griffin e disse:
– Isso é encantador. Mostra que a amizade ainda vale alguma coisa, mesmo naquele mundo onde todas as coisas boas parecem ter desaparecido.
Falando isso o Grande Urso saiu para se despedir de seus amigos e receber os novos, deixando os três amigos abraçados no centro do grande salão.

Nenhum comentário: